Pontes, rios e rapaduras


Dessa vez escrevo sem pretensão de te contar coisas bonitas. Vou apenas despejar ideias soltas como me vem a cabeça. Afinal, eu nunca paro de falar e sem ninguém aqui pra me ouvir agora me meto a escrever. A vida no fim das contas tem que ser explicada de uma forma nordestina. Pra mim, a vida é bem igual a uma rapadura. Dura, trabalhosa de fazer, tem que esquentar, enformar, esperar esfriar pra partir e pra comer, tarefa nada fácil. Mas no final de tudo, vem o gosto apurado do açúcar, hiperconcentrado, saturado, como se estiveste a chupar a própria cana. No mínimo, recompensatório.
Bem, realmente não sei de onde tirei essa analogia hoje. Talvez do meu dia de ELISAs tão frustrantes, pela milésima vez. Acho que prefiro acreditar que tudo acaba como uma doce rapadura no final. A culpa da minha excêntrica metáfora possivelmente foi daquela ponte tão parecida com a ponte Duarte Coelho. Eu ia atravessando já com sono, cansada, e de repente me imaginei chegando no Recife Antigo e cruzando os velhos prédios até o marco-zero, pra sentar no porto e comer acarajé, ou macaxeira frita. Mas não tinha porto do outro lado da minha ponte hoje. Nem Antigo, nem os prédios e ruas estreitas. Buildings. Muitos, por todo lado, e ruas largas, bem asfaltadas, com faixas e semáforos por todo lado. Mas não havia meu Antigo. Nem o sotaque pernambuques, nem os ambulantes que sempre critiquei. Toda vez que me pego olhando os rios de Pittsburgh penso em Recife. As pontes de Pittsburgh fazem o mesmo. Saudade de ouvir o povo falando alto e abraçando forte. As vezes os apertos de mão cansam.
Aqui tudo é tão maravilhoso que, como já disse a alguns, dificilmente se eu pudesse imaginar colocar todas as coisas que gosto num só lugar, teria pensado em algo tão grandioso como Pitts. Mas, de alguma forma meu coração sempre vai ouvir Alceu Valença saudando os altos coqueiros de Boa Viagem.

1 comentários:

Bruna M. disse...

Oxente bichinha, se avexe não que fevereiro já chega...hauahuahauha.
Vai ter muito bolo de rolo e macaxeira frita pra você comer XD.
E o que não vai faltar também é muito abraço apertado :p

Bjão, te amo...se cuida ^^

Postar um comentário